terça-feira, 5 de junho de 2012

O poder da chia

Bom dia, minha gente!!!
Para quem me conhece a algum tempo, sabe que já emagreci bastante (na base da dieta e exercício MESMO!!!) e com isso acabei pegando alguns hábitos saudáveis e curiosidade para experimentar qualquer novidade!
Confesso que não estou na minha fase mais saudável, nem de alimentação e nem de treinos. Trabalho, mudanças, preguiça... enfim, me boicotando!!!hahaha
Mas calma, que já está nos planos pelo menos voltar a treinar corrida! (Tenho um sonho de fazer uma meia maratona....aff, como falta! Parei nos 10 km! Mas nada, nadinha é impossível quando temos força de vontade e foco! Por isso eu digo, que em breve voltarei!!! Aguardem....
E voltando ao assunto de novidades, ontem depois de ler alguns comentários, resolvi me render a semente de chia.
Tomei hoje pela primeira vez no café da manhã. Ontem à noite deixei 1 colher de sopa com um pouco de água,e hoje pela manhã estava parecendo um gel, tipo uma gelatina, aí bati com banana e leite de soja (e uma colher de chá de guaraná em pó para ver se minha preguiça vai embora,rs). Ficou uma delícia e se a promessa é dar saciedade, conseguiu! Vamos ver se vai rolar aquela “secadinha básica” prometida. Conto para vocês...
Depois do meu relato, vamos conhecer um pouquinho dessa semente
O que é? Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente para quem precisava de força e resistência física.
Composição Entre os principais componentes está o ômega 3. Além de fibras, cálcio, magnésio e proteína.
Benefícios Colabora na redução do colesterol, controla glicemia, ajuda na formação óssea, previne envelhecimento precoce, melhora imunidade, promove saciedade, desintoxica e combate a inflamação do organismo ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
Contraindicações por ser uma semente, a chia não tem contraindicação, só não é bom abusar pois ela tem em média 65 calorias/colher de sopa. Por isso, vamos ficar no máximo com 2 colheres de sopa, divididas em duas das principais refeições e sendo o café da manhã a principal!
Como consumir? Temos a chia em 3 versões: A farinha pode ser usada batida em sucos, vitaminas ou em saladas. O grão pode ser consumido puro (por seu sabor ser quase nulo) ou misturado a frutas. E o óleo, use como tempero em saladas, apenas 1 colher de sopa.


Sinta nas comparações o PODER de grão....
· 2 vezes + potássio do que a banana
· 3 vezes + cálcio do que o leite integral
· 8 vezes + ômega 3 do que o salmão
· 15 vezes + magnésio do que o brócolis
Parece ser bom e só traz benefícios, então não custa tentar....
Cuidar da saúde sempre é bom, né tchurminha?!
Beijoss

2 comentários:

  1. Sabe sobre os preços e onde encontro isso Nath ?? Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei no mercado e foi R$ 13,00. Na parte de produtos light/diet. Mas em qualquer loja de produto natural, você encontra também,tipo Mundo Verde.
      Beijos

      Excluir